A que nível se processam as intervenções da PNL?

A Programação NeuroLinguística, reconhecida e praticada em todo o mundo como uma metodologia da excelência humana, ainda pouco conhecida em Portugal, analisa e oferece técnicas para uma congruência holística entre os seguintes níveis:

– O significado total da vida, a missão ou visão total tanto do individuo como da organização no seu posicionamento social e cósmico.
– A metáfora essencial individual, o significado individual profundo experimentado como a essência da pessoa, traduzido pelo verbo SER; a nível de grupos traduz-se como a escolha estratégica essencial da organização ou do país, a sua missão específica – a identidade.
– A cultura da organização, os seus valores, crenças, normas assim como as convicções particulares e os valores fundamentais da vida por contexto, os quais formam a base da existência individual e social.
– As condições necessárias para a realização da missão, identidade e valores, expressa num conjunto de competências, em PNL denominadas como Recursos.
– As actividades comunicacionais necessárias tanto no individuo como na organização para a realização dos objectivos ao nível de valores, identidade e missão.
– Os resultados concretamente expressos em todas as áreas da vida, sejam elas no campo individual como relacional.

A PNL oferece axiomas e técnicas de desenvolvimento para uma integração global entre todos os níveis, técnicas essas que se estão desenvolvendo a partir da modelagem da excelência construída como disciplina independente a partir dos anos 70 e que notavelmente estão abarcando o mundo a caminho duma nova realidade.

Não é fácil falar das implicações práticas desta Ciência e Arte que é a PNL. É como saborear um fruto nunca saboreado. Só aqueles que o saborearam têm uma ideia do sabor… um sabor ainda maior desde que passem à acção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *