As três características de um coach excelente: o coach preguiçoso nas empresas

Quais as características que distinguem um coach excelente do resto?

  • O coach fica muito feliz quando o líder da empresa ou organização abre a sua caixinha das desculpas para justificar as tarefas não realizadas. Uma desculpa é um sinal de que alguém indica que não está em estado de fazer qualquer coisa. É então que se abre a porta para o coaching. O coach escuta as razões sem fazer nada.
  • Um coach excelente mantém sua boca calada, escuta e depois faz perguntas sobre lacunas de informação, sobre “verdades” não provadas, suposições, confrontando o líder com o seu processo de pensamento. Ainda a palavra coaching não existia, já existia Sócrates. O fim é que o chefe ou outro colaborador da empresa pense e encontre ele as soluções.
  • Um coach excelente é preguiçoso. Faz unicamente perguntas que possam levar o líder, o chefe, o colaborador da empresa, a um plano de acção e nunca deve cair na cilada de ajudar, mesmo que o suor corra pelas faces do seu cliente. Preguiça e paciência são os traços gerais de um coach excelente para assim poder fazer perguntas que levem à reflexão.

adaptado de Jacco van den Berg, Training en advies, Holanda

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *