Caminhos de excelência

O ser humano nasce e cresce e, se se pergunta sobre o significado do seu destino, pode tomar, em maior ou menor grau consciência de si, abrir-se e dar os passos para a realização do que considera ser o preenchimento do significado da sua vida.
Os que fecham os seus olhos, ouvidos e sensações, podem seguir os caminhos da normalidade, da repetição, do consumo generalizado de droga que possa continuar a entorpecer os seus sentidos e até, individualmente ou em grupo organizado, contribuir conscientemente para o adormecimento generalizado no mundo.
Os mais conscientes, os que desejam enveredar pelo caminho da excelência têm, em geral, duas alternativas:
– Há o caminho do campeão e o caminho do herói.
O caminho do campeão, baseado no “ego”, no esforço pessoal, geralmente caracterizado pela palavra sucesso e outras do género, consegue-se sempre à custa do outro.
O caminho do herói, tal como definido em inúmeras mitologias e lendas através dos tempos, consegue-se à custa da entrega, ajudar o outro nem que para isso se arrisque a própria vida. Ao contrário do “ego”, fala-se aqui de um despertar da “alma” caracterizada por contribuição ao mundo, da paz, energia vital, amor, beleza e honrar a vida.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *