Como lidar com vozes impertinentes

O que fazer quando a nossa mente é invadida por uma ideia que se repete e não nos larga?

1. Imagine que se trata de um diabinho dentro da sua cabeça que tem uma intenção qualquer com este acto altamente aborrecido. Pergunte-lhe o que quer atingir ao actuar assim dentro da sua mente. Se investigar a razão por detrás da razão, chegará a um objectivo positivo do diabinho. Mas agindo assim, o problema agrava-se ainda mais.

2. Agarre num papel e, sem pensar muito, comece a escrever de forma o mais automática possível, alternativas para atingir o objectivo que o diabinho deseja.

3. Proponha essas alternativas ao diabinho, uma por uma. Pergunte-lhe, directamente e de forma clara, se ele quer ir experimentar com estas novas alternativas para atingir o objectivo, em vez de andar às voltas na sua cabeça, algo que não conduz a parte nenhuma.

4. Se pouco depois a voz se calar, é sinal que as alternativas têm muitas possibilidades de estar já a atingir resultados. Se não for este o caso, ou o objectivo por detrás das razões dadas não foi ainda descoberto, ou as alternativas não são eficientes. Repita então o processo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *