Que curso devo escolher?

Básico ou Practitioner? Ou alguma das suas aplicações? Nem sempre é fácil responder. Qualquer curso de PNL tem uma componente de auto descoberta e desenvolvimento pessoal e oferece ferramentas para maior eficiência pessoal no alcance de objetivos e aperfeiçoamento da comunicação em qualquer tipo de relações e contextos. A profundidade de conhecimentos e mestria na aplicação de técnicas claro que varia enorme de curso para curso. E também a maneira como diversos temas são direcionados.

Curso Básico

Se você se interroga se a PNL pode significar algo para si; se quer saber se o formador é para si o trainer (formador) adequado e se esta é a aboradagem de PNL que satisfaz os seus desejos, antes de fazer uma escolha para o Practitioner; se escolhe ter só uma ideia geral da PNL sem grandes preocupações de integração; se quer uma resposta imediata e aprender umas técnicas básicas para aplicar imediatamente na sua vida… então o curso básico em 18 horas pode ser uma boa opção.

Comunicação Generativa

É  um programa de três dias onde são utilizadas ferramentas da chamada 3ª geração da PNL.  Ao explorar o carisma descobrimo-nos, adquirimos uma maior consciência de nós e da nossa missão no mundo; Centramo-nos, conectamo-nos connosco e com o exterior e comunicamos a partir do que sentimos como mais verdadeiro em nós; acedemos ao nosso “dom” pessoal e à nossa missão; Aprendemos a ajudarmo-nos a nós mesmos e a ajudar os outros a deixar a sua “luz” brilhar (empregando uma metáfora). Trata-se de coaching e auto coaching ao nível da identidade e da missão.

Practitioner

Formação em 17 dias pode ser considerado o primeiro nível oficial de PNL, obedece a critérios internacionais de conteúdo, duração, domínio de técnicas e integração de princípios. Se quer ter uma visão abrangente da PNL, uma transformação positiva global, dar os primeiros passos para conseguir maiores resultados na sua vida pessoal ou num contexto particular, obedecendo a leis ecológicas e congruência interior, então a melhor decisão é um Practitioner.

Master Practitioner

É o segundo curso oficial, em 21 dias. Exige-se uma maior integração de conhecimentos, técnicas e pressupostos. Em princípio um Master, certificado oficialmente, deve estar em estado de se distinguir no seu comportamento, fabricar novas técnicas a partir da modelagem e, em estado de praticar, se quiser, sessões de coaching e terapia ou aplicar as suas competências de PNL numa outra área particular, na saúde, no ensino, nas organizações, etc.

Trainers Training

Formação em 26 diaspara os que se queiram especializar no campo das apresentações, formação, ensino ou vir mesmo a dar cursos de PNL. Aprendem-se processos de formação que se distinguem do ensino cognitivo, processos esses que caracterizam o método. O ensino destinado à transformação a nível generativo,  está diretamente relacionado com a criação de estados emocionais favorecedores da aprendizagem.

Mental Space Psycology

A Mental Space Psycology ( Panorama Social )  é a aplicação da PNL a temas sociais e possui instrumentos poderosíssimos de transformação, muito úteis para coaching, terapia, mediação e gerência de conflitos, auto-imagem, trabalho de equipa, política e problemas de caráter espiritual. O curso para consultores em 5 dias, destinado a pessoas com o nível mínimo de Practitioner ou Psicologia, tem lugar de dois em dois anos.