Apresentar em público é uma  formação intensa e profunda para formadores e para toda a gente com necessidade de falar em público seja em que área for e não exige qualquer formação anterior em PNL. Oferece a maioria das poderosas ferramentas da PNL, contribuindo para apresentações atraentes, funcionais, marcantes e íntegras.

Para mais informação clique, por favor, nos links abaixo:

Objectivos

Com a ajuda de técnicas de PNL pretende-se, num curso em 6 dias ajudar os formandos a fazerem apresentações em público cada vez mais carismáticas, conquistar toda a audiência indo ao encontro dos diversos estilos de aprendizagem do público e não só transmitir ensino cognitivo mas estar em estado de produzir transformações profundas nos formandos.

Para Quem?

A diretores, gestores, políticos, formadores, professores, chefes de departamentos, todas as pessoas que, profissionalmente, tenham de falar em público.

Qualquer pessoa nestas condições pode inscrever-se. Tirará ainda mais proveito do curso se tiver alguns conhecimentos teóricos e práticos de Programação NeuroLinguística. De qualquer forma serão dadas no curso as noções básicas de PNL necessárias para que o usufruto seja o maior possível.

Programa

  •  Atitude do apresentador e princípios básicos numa apresentação: tipos de apresentador, atitudes e princípios orientadores;
  • Os níveis neurológicos de comunicação na apresentação: a congruência do apresentador como condição básica de sucesso;
  • Organização da apresentação com base nos estilos de aprendizagem: o 4 Mat, organização da apresentação de modo a captar todos os tipos de aprendizagem na sala;
  • Chunks de informação, padrões linguísticos, dedução e indução: o geral e o detalhe, padrões hipnóticos de linguagem, criação de representações internas no público e organização do assunto;
  • Sanduíche feedback: Uso de um feedback para evitar resistências e proporcionar uma maior aprendizagem;
  • Uso eficiente de metáforas: criação de metáforas isomórficas e emprego eficiente de metáforas cruzadas;
  • Apresentação e acompanhamento de exercícios: motivar os participantes para exercícios práticos e as instruções para obter bons resultados;
  • Energia, visão periférica e auto-imagem: o equilíbrio num corpo centrado, formas de focalização, sensação de segurança e tranquilidade e estado de recursos;
  • A voz: respiração, balanço, variação de tonalidade para obter resultados específicos, ressonância e projeção;
  • Uso de estilos de apresentação: as categorias de Satir e o seu emprego nas diversas fases da apresentação;
  • Lidar com perguntas: entender padrões atrás das perguntas e generalizar a resposta para abranger toda a sala;
  • Âncoras de palco e organização do espaço: organização eficiente do espaço e criação de estímulos que facilitem, de forma automática, estados sensoriais no público;
  • Transferência e contra transferência: dinâmica inconsciente da projecção da história pessoal do apresentador no seu público e a projeção imaginária do público no apresentador.

 

Características

A matéria deste curso é constituída por alguns elementos essenciais do que geralmente é dado no chamado “Trainers Training” em PNL mas não dá direito a intitular-se trainer de PNL.

O material usado no curso para os exercícios e apresentações, são as diferentes especializações profissionais dos participantes.
Seja qual for o assunto da apresentação, procura-se sempre uma ligação do assunto a um significado mais abrangente para a assistência que segue a apresentação de modo a criar um estado emocional que permita a aprendizagem. Em formação, na área comportamental, é ainda mais evidente o direcionamento à mente inconsciente do ouvinte.

Apesar do grande número de técnicas apresentadas, está sempre presente a atenção na pessoa do apresentador, na sua congruência pessoal, nos seus princípios éticos, no seu processo pessoal de desenvolvimento.

É um curso essencialmente prático que se concentra na pessoa do apresentador. Não há utilização de power point, nem de filmagens. O sanduíche feedback dos participantes sobre as apresentações joga um papel importante na aprendizagem.

Agenda

Próximas edições