É um programa de inscrição fechada, em princípio em 6 dias, reservado para empresas e outras organizações em que se pretende um conhecimento mais aprofundado de PNL.

Este programa serve de base para a criação de programas específicos que vão ao encontro das necessidade da organização no momento.

A Programação Neuro-Linguística desenvolveu-se a partir dos anos 70. Os seus fundadores foram Richard Bandler, então estudante de matemática e informática e mais tarde de psicologia e John Grinder, professor em linguistica. É uma ciência prática, de caráter eclético, que continua, mais do que nunca, de forma ativa, criando uma renovação a partir de diversas correntes dentro e fora da psicologia.

Diversas disciplinas formaram a base da PNL. Algumas das mais importantes figuras da ciência e terapia a que os fundadores da PNL estão ligados são Fritz Perls (Terapia Gestalte), Virgínia Satir (Terapia Familiar), Milton Ericson (Hipnoterapia), Gregory Bateson (Teoria dos Sistemas), Korzybski (Teoria do Conhecimento e Linguagem), Noam Chomski (Gramática Transformacional).

A PNL estuda o comportamento de pessoas consideradas de “sucesso” em qualquer contexto. É uma busca à procura de receitas de” êxito” – em PNL chama-se a isso “Modelagem”.

A pergunta é: O que faz a excelência nas pessoas excelentes em determinada área?

A PNL está desde 1975 até esta data num contínuo desenvolvimento. Por um lado é estudada a estrutura e os processos dos nossos padrões mentais e, por outro lado, são modeladas e desenvolvidas novas técnicas para transformar os padrões mentais não funcionais; essas técnicas são postas ao alcance de todos nós para podermos criar novas estratégias mentais para o desenvolvimento eficiente excelente de qualidades, capacidades e habilidades (competências) e para crescer em harmonia connosco e com os outros.

Em Portugal a PNL é ainda muito desconhecida mas há milhares de institutos em todo o mundo e por toda a parte podem ser seguidos cursos básicos (denominados “Practitioner” e “Master Practitioner”.) Um papel muito importante no desenvolvimento da PNL tem sido jogado na Califórnia sob a inspiração de Robert Dilts.

Assim como a PNL recebe a sua inspiração e modela tudo o que leva a resultados excelentes, assim também há cada vez mais, espalhados pelo mercado e em diversas formações na área comportamental, diversas técnicas de PNL em que os autores por vezes não mencionam a sua origem.

Objectivos

O treino “Eficiência Pessoal com a Programação NeuroLinguística (PNL)” tem como objetivo a consciencialização, transformação, enriquecimento e aprendizagem de competências pessoais partindo do princípio que para atingir isso já possuímos todos os recursos necessários.

O fim é o aumento da eficiência pessoal na realização de metas e na comunicação consigo mesmo e com os outros, assim como perceber e neutralizar bloqueios que estão impedindo o emprego eficiente das habilidades, qualidades e capacidades pessoais.

Características

  • O ponto de partida é que o maior efeito na transformação, enriquecimento, aprendizagem ao nível das competências, qualidades, habilidades, capacidades pessoais, se adquire através de transformações a nível mais profundo, ao nível do inconsciente;- A eficiência é o resultado da congruência entre o uso das competências e a motivação subjacente. Nessa dinâmica jogam fatores como valores pessoais, convicções próprias, preferências baseadas em características da personalidade, quer dizer, a história emocional pessoal;
  • O treino faz por isso a ligação entre comportamentos/competências e a subjetividade, torna conscientes e visa a transformação de fatores a nível inconsciente;
  • Como o curso parte de uma visão da pessoa na sua totalidade, o resultado na prática é sempre uma aplicação do aprendido que vai para além do campo do trabalho, provoca em geral uma melhoria significativa na qualidade de vida;
  • Num só treino trabalha-se com toda uma gama de competências que interagem, o que pode equivaler a muitos cursos para desenvolvimento de competências particulares;
  • O treino tem um teor altamente prático e o cursista estará até em estado, se o desejar, sozinho ou em companhia, continuar a trabalhar no seu próprio desenvolvimento empregando as técnicas aprendidas.

Para Quem?

  • Para quem quer mais do que uma simples iniciação à PNL e não está interessado numa certificação que exige uma avaliação pessoal e demonstração no domínio das técnicas;
  • Para quem, num único curso, queira usufruir de praticamente todos os elementos que contribuem para uma melhoria substancial da comunicação, tanto no trabalho como na vida privada;
  • Para quem em pouco tempo queira ver maiores resultados no estabelecimento e realização de objetivos, influência, liderança, trabalho de equipa, gestão de conflitos, seleção de pessoal, apresentar em público…
  • Para quem quer conseguir muito mais de forma mais fácil, coerente consigo mesmo e por isso mais feliz.

Programa

O programa divide-se globalmente em duas partes – o nível específico do comportamento e das competências necessárias (a parte visível de um iceberg) e o nível da motivação. Sem ter em conta este nível de motivação, em grande parte inconsciente (a parte do iceberg invisível), os resultados da formação seriam menos efetivos.

O NÍVEL DAS COMPETÊNCIAS:

  • atingir metas com sucesso e de forma efetiva
  • auto responsabilidade e auto liderança
  • emprego da criatividade e talentos
  • flexibilidade em pensamento e ação
  • despertar talentos e traduzi-los em objetivos realizáveis
  • avaliar riscos e impedimentos
  • atingir resultados baseados em objetivos responsáveis, positivos, realistas, em esquemas de tempo definidos e ecológicos, dentro dum quadro de objetivos mais abrangentes e significativos
  • comunicação efetiva, capacidade de escutar, reconhecer sinais não-verbais
  • comunicar consigo mesmo como base para uma comunicação efetiva com o outro
  • emprego efetivo da linguagem
  • perceber a linguagem oculta do outro, influenciar positivamente de forma altamente efetiva, aprender a utilizar diferentes padrões linguísticos de grande influência
  • apresentação efetiva, influenciar de forma positiva
  • inspirar e ativar capacidades e qualidades do ouvinte, captar e cativar todos os tipos psicológicos na assistência
  • relações efetivas e trabalho de equipa, direcionado para o serviço ao cliente, tomar a responsabilidade pelo grau de satisfação do cliente
  • assertividade através de eficiente feedback construtivo
  • reconhecimento das estratégias mentais do cliente, colega, do amigo
  • lidar com crítica, negociar e lidar com conflitos
  • participação ativa em trabalho de grupo e contribuição para um espírito de grupo com alto grau de rentabilidade e satisfação

O NÍVEL DA MOTIVAÇÃO

  • valores e convicções, consciencialização dos valores pessoais como fonte básica da motivação
  • transformação de convicções limitadoras
  • características psicológicas pessoais, o papel das preferências pessoais no sucesso e qualidade da vida
  • relação entre características psicológicas e o grau de satisfação pessoal em diversos contextos, relação entre o tipo psicológico e a espécie de trabalho e função
  • história pessoal (recordações), neutralização de emoções negativas
  • lidar e resolver conflitos internos

Técnicas de PNL empregues no treino

Os diferentes módulos serão tratados com emprego direto de técnicas de PNL. As técnicas são as estruturas consideradas de sucesso em diversas áreas, modeladas segundo as técnicas de modelagem específicas de PNL e mundialmente experimentadas e comprovadas nos milhares de cursos que correm diariamente em todo o mundo. O conteúdo é o material pessoal do cursista. Assim ele trabalha diretamente com os seus próprios casos.
Em cada novo módulo são aplicadas estruturas dos módulos anteriores e apresentadas novas técnicas.

Tudo se resumo numa pergunta: COMO?

Como se realizam objetivos? Como se comunica eficazmente? Como empregar uma linguagem com o mínimo de esforço e o máximo de efeito? Como atingir um máximo de resultados numa exposição? Como criar relações profundas? Como lidar eficazmente com conflitos? Como tirar o máximo de si e como ativar o preenchimento máximo do outro? Como construir o ambiente de aprendizagem e crescimento contínuo? E, o mais importante, como lidar consigo mesmo, com as preferências, com aquilo que o faz feliz, com os conflitos internos, com os bloqueios do passado e como podemos utilizar isso tudo na realização dos objetivos pessoais, no trabalho, na família, nas relações, no mundo…
“Como?” é pois a palavra-chave em Programação NeuroLinguística.
Este “como” traduz-se em técnicas específicas e em constante crescimento que podem ser empregues por toda a gente independentemente de credo, formação, curso universitário, etc..

  • Módulo 1 – Introdução Introdução à PNL, processos de aprendizagem, um modelo básico de comunicação, níveis lógicos na comunicação, 4 princípios básicos de sucesso em todas as áreas, 15 convicções fundamentais que diferenciam o sucesso do fracasso, algumas funções do inconsciente humano como base de crescimento e realização pessoal.
  • Módulo 2 – Realização de metas Formulação de objetivos, condições de formulação de objetivos realizáveis. Chaves para a realização dum futuro com sucesso, 5 princípios básicos para obter êxito.
  • Módulo 3 – Comunicação efetiva Acuidade sensorial, calibragem dos sinais verbais e não-verbais do outro, sistemas de representação mental (modalidades sensoriais, emprego de “predicados” com base na preferência sensorial e submodalidades sensoriais). A estrutura do pensamento, criação de rapport (empatia), ancoragem (criação de estados de competência disponíveis quando necessários) e modelagem (copiar excelência).
  • Módulo 4 – Emprego efetivo da linguagem Pressupostos da linguagem, diferença entre a linguagem expressa e o significado oculto, hierarquia de ideias, dois modelos linguísticos (o Modelo Meta e o Modelo hipnótico de Milton Erickson), Metáforas.
  • Módulo 5 – Apresentação efetiva Empatia, fisiologia, tonalidade, linguagem, “up time e down time”, visão periférica, estilos de apresentação, emprego da energia, construção do discurso, relação com crenças pessoais e estados emocionais.
  • Módulo 6 – Relações efetivas e trabalho de equipa O sanduíche feedback, reenquadramento e posições percetivas, resolução de conflitos, algumas estratégias mentais, o alinhamento de uma equipa a diversos níveis de comunicação.
  • Módulo 7 – Características psicológicas pessoais Caráter e tipos temperamentais, o método Myers-Briggs e/ou os 16 Meta programas complexos em PNL
  • Módulo 8 – Valores e convicções Investigação detalhada dos valores e convicções como base da motivação no trabalho e eventualmente em outras áreas da vida. Reflexão sobre os valores pessoais e a realização no trabalho. Transformação de convicções.
  • Módulo 9 – História Pessoal (recordações) Trabalho com partes (sub-personalidades) empregando “visual squash” e eventualmente o “reenquadramento em 6 passos”, terapias da linha do tempo visual ou cinestésica.
  • Módulo 10 – Fecho Integração neurológica da aprendizagem no contexto de trabalho, a transposição para outros contextos da vida particular e a sua manifestação no comportamento. Integração das novas habilidades, qualidades, capacidades (competências) em relação com o apoio a nível dos valores e convicções. Integração do enriquecimento ao nível da identidade (auto imagem) e missão no mundo.

Como surgiu este programa?

O Programa “Eficiência Pessoal com o emprego das técnicas da PNL” foi originalmente um programa desenvolvido por José Figueira para uma empresa de formação Holandesa. Ele mesmo conduziu alguns cursos na Holanda, sobretudo no quadro de reintegração de altos cargos nas empresas após problemas de burn out e stress, assim como formação integrada no quadro de outplacement.

O programa destina-se não só a empresas comerciais como a institutos estatais e outras organizações e responde à necessidade crescente das organizações em contínuo processo de aprendizagem. O programa conjuga os aspetos de desenvolvimento de competências necessárias ao crescimento das empresas com a necessidade fundamental do indivíduo de formação e crescimento global.

Num mundo altamente competitivo, em que todos podem adquirir facilmente os conhecimentos técnicos, o que vai fazer a grande distinção é a diferença na qualidade do pessoal.

Agenda

Próximas edições