Trainers Training internacional tem como objetivo a aprendizagem de como levar os conceitos e técnicas de PNL a outros de modo a que estes os possam utilizar de forma autónoma. Aprende-se e treina-se a transmitir mensagens tanto de forma consciente como, sobretudo, ao nível do inconsciente. As competências aprendidas vão muito além da PNL. Elas podem ser imediatamente empregues em qualquer contexto de formação, ensino, falar em público, apresentações, reuniões, etc.

Neste Trainers Training não se trata unicamente da transmissão e ensino de competências. Treinar com PNL é atuar a níveis neurológicos que ultrapassam de longes conhecimentos cognitivos. Neste curso para Trainer com T maiúsculo, concentramo-nos em transformações ao nível da identidade e da missão. Para isso são utilizados, entre outros, exercícios de “centragem” e ressonância no “campo” provenientes da PNL de 3ª geração.

Objetivos

Este Trainers Training internacional habilita o Trainer a certificar novos Practitioners e Master Practitioners, desde que se tenham realizado os requisitos necessários (presença, empenho, exame e avaliações positivas e ter trabalhado já como Trainer aspirante, pelo menos 2 vezes num Practitioner e, pelo menos, 1 vez num Master practitioner). Ainda mais do que isso, é um curso para todos os que sentem como apelo a sua realização humana ao serviço de um mundo melhor e que desejem “despertar” e apoiar outros a fazê-lo também. O processo de crescimento pessoal continua por isso a ocupar um lugar central. É dada bastante atenção aos processos e estruturas que formam a base do desenvolvimento e da transformação. O lema é, aqui ainda de forma mais presente: “a caminho do cerne e a partir do cerne”.

Para Quem?

A mínima condição para frequentar o Trainers Training é possuir um diploma internacional reconhecido de Master Practitioner. Para quem fez o Master Practitioner noutro instituto é necessária uma entrevista prévia e a frequência dos módulos do Master Practitioner de PNL-Portugal que utilizam novas ferramentas de 3ª geração (quer dizer, as versões generativas do coaching, colaboração, comunicação e trance). Para além disso, este Trainers Training é um curso para pessoas com um sentido de missão e ecologia!

Programa

O que se segue são conteúdos mínimos …

Duração

O nosso Trainers Training tem uma duração mínima de 22 dias, +/- 200 horas de curso, dividido em entre 6 a 8 meses. Para além disso há uma preparação intensiva em subgrupos autónomos (obrigatória) para a realização de tarefas específicas, aprofundamento da teoria da PNL, dos seus fundamentos e disciplinas complementares, exercitação nas técnicas e demonstrações e apresentações de temas de PNL.

Avaliação

Fecho com um exame teórico, uma avaliação do processo pessoal, e avaliações práticas. Mais exatamente, o exame de certificação consta de uma parte teórica, avaliação do processo de desenvolvimento pessoal, diversas apresentações finais das quais uma de 120 minutos sobre temas oficiais do Practitioner ou Master practitioner e, no mínimo, três demonstrações de intervenções com uma técnica de PNL num contexto de ensino ou formação.

O curso é dado e avaliado pelo Master Trainer José Figueira.

Certificação

Para alguém se poder intitular NLP Trainer terá de obedecer aos seguintes critérios mínimos estabelecidos por critérios internacionais vigentes:

Diplomas obrigatórios

  • Um diploma de “Practitioner PNL”
  • Um diploma de “Master practitioner”
  • Um diploma de “Trainer”

Qualidades mínimas exigidas

  • Aceita os pressupostos da PNL e compromete-se a agir de forma ecológica
  • É especialista em lidar com conflitos, suporta stress e é congruente
  • Possui um conhecimento básico das disciplinas: psicologia, sociologia e filosofia
  • Compreende e domina o material do Practitioner e do Master Practitioner
  • Tem as competências necessárias para demonstrar as técnicas do Practitioner e do Master
  • Tem as competências necessárias para transmitir o material do Practitioner e do Master, assim como das suas técnicas
  • Tem as competências metódicas necessárias para intervir em situações um-a-um e com grupos

Normas oficiais para poder certificar

  • Para poder dar de forma autónoma um curso de Practitioner é necessário ter funcionado pelo menos 2 vezes como assistente num curso de Practitioner e 1 vez num Master Practitioner dado por um trainer reconhecido.
  • Para poder dar de forma autónoma um curso de Master practitioner, além das anteriores, mais 1 assistência de Master, e é necessário ter supervisão por um trainer reconhecido. 

As normas específicas e as exigências dos institutos qualificados são normativos mas têm sempre que obedecer às condições acima descritas.

Os trainers por nós formados podem associar-se à Associação de Trainers de Programação Neuro Linguística, em Portugal, comprometendo-se assim eticamente com as normas e a fazerem do seu profissionalismo um objeto de contínua melhoria e crescimento pessoal.

Agenda

Nova certificação a partir de setembro de 2017, entre em contacto para saber calendarização e pormenores.

Próximas edições