Hipnose e PNL

A PNL é, no meu entender, uma fase avançada na aplicação da Hipnose moderna. No fundo, no meu entender (discutível, claro), a hipnose moderna, com a sua origem em Milton Erikson, encontra a sua expressão mais elegante na PNL.

Tivemos neste fim-de-semana mais um bloco do Master practitioner, um bloco totalmente dedicado à Hipnose. Qual é a minha conclusão pessoal sobre este fenómeno da Hipnose durante este bloco do Master? Sobre o que fizemos neste fim-de-semana?

É que realmente já sabíamos tudo. Desde o practitioners que empregamos mais ou menos conscientemente indução de transe baseados nos padrões modelados por Bandler e Grinder a partir de Milton Erikson. É que hoje estivemos ainda mais concentrados do que antes, na estrutura da comunicação com o inconsciente.

A PNL já faz isso de forma tão natural, desmistificando o que é preciso desmistificar, que num determinado momento opera-se uma revolução na maneira de lidarmos connosco. Comunicação com o inconsciente torna-se o nosso processo natural de lidarmos connosco.

É que até se chega ao ponto de começarmos a desconfiar das soluções da nossa mente consciente. Na verdade, se pudéssemos resolver os nossos problemas conscientemente, não precisaríamos de PNL, nem psicologia clínica, nem coach, nem terapia, nem de nenhuma das técnicas de new age de que o mercado está cheio…

É que, a pouco e pouco, se tornou claro para nós de que se trata de algo muito diferente do que a mente consciente, analisadora, controladora, comparativa, determinante de normas e moral, nos quer fazer crer.

Aquilo que está em jogo é o significado, é aquilo que realmente motiva, é o que faz com que o corpo vibre de entusiasmo, é o que faz a diferença, a transformação, é o que realmente nos move na vida diária. É que não tem nada a ver com a ilusão de Descartes, uma tragédia do pensamento moderno, o pensamento básico da civilização actual que pretende basear-se na racionalidade. É que o importante não tem nada a ver com o socialmente correcto.

O que nos move realmente, o que determina a vida e o seu significado, o que desperta a paixão e nos faz ter um orgasmo, o motor do nosso comportamento e a origem das nossas sensações, é o inconsciente.

Ora o inconsciente é o campo de acção da PNL

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *