PNL, o que é? O modelo de comunicação

PNL, o que é isso? A Programação NeuroLinguística usa um modelo de comunicação e com base nele abrem-se as possibilidades para transformação da nossa experiência interna e daí todo um novo arsenal de comportamentos.

Como é que isso se processa? Fá-lo através da clarificação da interacção entre pensamentos, sensações, convicções e comportamentos. É este conhecimento que está na base das técnicas que servem ao desenvolvimento do potencial humano, à actualização de recursos necessários ao crescimento pessoal e realização de objectivos ecológicos, integrando o emocional e o racional, a convicção e a competência, a estrutura e a intuição.

O modelo de comunicação em PNL mostra essencialmente que o que nos representamos é uma interpretação do mundo. Essa interpretação é muito importante pois vai determinar o nosso estado de espírito. É esse estado de espirito que determina o comportamento. Por sua vez a nossa interpretação tem as suas raízes na nossa história pessoal (significado atribuído à linguagem, crenças e valores, perfil psicológico, as emoções correlacionadas com as memórias…)

Palavras-chave em PNL? Algumas:

Auto conhecimento, curiosidade e experimentação, desenvolvimento pessoal, eficiência, vivência interior, capacidade de relacionamento, auto-liderança, integridade, ecologia, qualidade, a caminho do cerne e a partir do cerne, ousadia, criatividade, “sair da cvaixa” e aumentar as perpetivas e flexibilidade, etc.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *