PNL, como é possível?

A PNL carateriza-se por promessas quase mágicas:

– Resolução de problemas, atingir objetivos de forma mais fácil, comunicar melhor, funcionar de forma ótima no desporto, nos negócios, no ensino, na arte, sentir-se melhor consigo mesmo, etc. Como é que pode fazer o que promete?

Essencialmente conseguiu-se isso através da modelagem de terapeutas extraordinários que foi levada a cabo por Bandler, Pucelik e Grinder nos anos 70. Em PNL estuda-se o que as pessoas fazem de forma inconsciente para terem sucesso. Torna claras competências essenciais necessárias, simplifica-as e sistematiza-as e estas são colocadas ao dispor de qualquer pessoa. É assim que tem sido desenvolvida a epistemologia e têm sido fabricadas as técnicas. E não se ficou por terapeutas. Têm sido estudados empresários, desportistas, vendedores, artistas, apresentadores, professores, etc. Ao explicitar o que estas pessoas consideradas de sucesso fazem, tornam-se conscientes padrões que nos facilitam a vida.

Estes padrões são ensinados nos cursos de PNL e como grande parte do ensinamento tem uma componente que abarca a mudança de estado emocional a partir de transformações na pessoa que ocorrem a nível inconsciente, no nosso entender há que estabelecer cudados critérios de exigência, responsabilidade e integridade aos seus praticantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *