PNL Magazine #01

É um projeto que levou alguns anos a nascer. Há muito que queríamos oferecer uma revista de Programação NeuroLinguística aos nossos cursistas e outros interessados, uma revista que nos mantenha ligados ao mesmo tempo que disponibilize informação e nos mantenha em contacto com o vasto mundo da PNL sempre em renovação. 

Fomos os primeiros em Portugal a certificar oficialmente e a expandir de forma sistemática esta metodologia. Realizámos centenas de cursos, blogámos intensamente, disponibilizámos artigos que acabaram já por resultar em dois livros, sobretudo fizemos chegar ao conhecimento geral novos desenvolvimentos vindos do mundo da PNL. Mas fi-lo praticamente sempre como único autor. Hoje, começamos a ter um grande número de pnlianos com as suas próprias perspetivas e achamos por bem lançar PNL Magazine de forma bimensal onde esperamos ter o primor de publicar artigos dos nossos cursistas e de figuras internacionais do mundo da PNL.

Em “Nothing is real…” falo do que pretendemos com a PNL: uma vida mais livre e preenchida de significado, maior satisfação íntima e autorrealização, prazer, desenvolver estratégias de pensamento com maior sucesso para uma comunicação mais efetiva, uma melhor compreensão do que queremos na vida, uma maior congruência pessoal ao serviço de um mundo melhor.

Qual é a diferença entre alimento, medicamento e veneno? – pergunta-nos Lurdes Gameiro, especialista na área da saúde e trainer certificada de PNL. Um curso de PNL serve para me ajudar a ouvir-me, a sondar-me… a perceber porque é que me dói aqui e ali e tratar da causa. Interroga-se sobre a duração de um Practitioner, o curso mais básico de PNL. Justifica uma duração minimal com esta pergunta: – quero trazer no bolso um comprimido para a dor de cabeça ou quero aprender a evitá-las?

Massimo Forte, consultor, coach, professor académico, autor, formador, trabalhando nas maiores redes de franchising da mediação imobiliária, conhecedor das novas tendências no desenvolvimento dos mercados mundiais cada vez mais direcionados ao “serviço”, fala-nos de vendas. Vender é importar-se com os outros, é ajudar e compreender o outro. É ouvir atentamente, pormo-nos no lugar do outro e perguntar-se sobre o que posso fazer por ele.

Querer ser melhor mãe. Para isso viajar sendo ela mesma a sua própria companhia. É o que Rita Aleluia, jornalista e master de PNL nos conta recordando a sua estadia no NTI NLP (Instituto Holandês de PNL). E regressar melhor mãe, poder estar no aqui e agora, focada, com a capacidade de saber amar e perdoar incondicionalmente, voltar “feiticeira certificada”. Não resisto em citar: “quando mostramos os nossos corações aos nossos filhos, eles mostram-nos o deles também, dá-se a conexão… o amor é sempre a resposta!”

Por fim, Lucas Derks, o autor do Panorama Social que percorre o mundo espalhando “A Nova Psicologia do Espaço Mental”, diz-nos como isso se faz: “para Amar terás de colocar a pessoa amada no LOCAL AMOR no teu espaço mental. Onde as pessoas se localizam no panorama irá reger a qualidade emocional dos relacionamentos”. E quem quiser saber mais pode aprender com ele, ao vivo, no Estoril, já em abril próximo. Pela sétima vez o Dr. Lucas Derks estará connosco para mais um curso para formar consultores do Panorama Social Mental.

Desejo-vos agradável leitura e muita inspiração,

José Figueira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *