PNL, Mindfulness e espiritualidade

A Programação NeuroLinguística oferece modelos para entendermos o nosso mapa do mundo e dá-nos ferramentas para podermos aumentar a eficácia pessoal utilizando o conhecimento das estruturas da nossa experiência subjectiva.
A PNL parte do ser humano como sistema, dá muita atenção à ecologia e os recursos espirituais são reconhecidos, em geral, como sendo um nível neurológico de extremo valor na transformação.

Mindfulness (baseada nos trabalhos do Dr. Jan Kabat-Zinn, professor de Medicina na escola médica da Universidade de Massachusetts) é também cada vez mais aplicada nas terapias da psicologia cognitiva. Exercícios formais e não formais de atenção plena no momento actual e sem julgamento, ajudam-nos a libertarmo-nos do nosso piloto automático (do nosso mapa do mundo, das lembranças do passado e dos pensamentos sobre o futuro).

Mindfulness, de inspiração budista, facilita-nos a aceitação e vivência plena do aqui e agora,dá-nos maior flexibilidade e oferece-nos uma abertura maior a novas possibilidades de acção e desfrute da vida. No meu entender, talvez possa ser um dos mais valiosos complementos duma PNL,” a caminho do cerne e a partir do cerne”, na realização duma vida cada vez mais significativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *