Era uma vez uma águia de meia-idade que vivia numa ilha fantástica e muito verde, uma ilha no meio do oceano atlântico, entre o basalto e o céu azul. Tinha tido uma vida igual ou quase igual às outras águias. Tinha passado por batalhas e desafios, tinha sulcado os azuis do céu e do mar, tinha experimentado também a doçura de ser mãe, tinha arriscado muitas vezes.

Um dia, iniciando um voo para outra ilha um pouco mais longe, decide pensar (desligar o piloto automático) e percorrer uma rota nunca antes feita por ela.

Então preparou o voo para alguns dias, as penas renovadas e o bico e as unhas, a travessia era assim mais segura. Tinha muitas expectativas e também muita ansiedade para chegar ao seu novo porto. Imaginava como seria o verde, igual ou diferente àquele que a acompanhava fazia muito tempo, seria o azul intenso e profundo, sereno e limpo… Os cinco sentidos estavam acordados para uma viagem perfeita, mais ainda que para que essa viagem, para uma rota diferente: – Para quê outra ilha, se as ilhas são todas iguais? – pensava eu.

Havia algo que tinha despertado dentro de aquela águia, havia algo mais, muitos algos mais… um sexto sentido despertou, uma opção mais a curiosidade da descoberta de ela própria. A voz interior de uma nova forma de existir. Essa águia sou eu.

Esse sexto sentido foi transformado graças à PNL e ao mestre Zé, aos meus companheiros(as), às águias todas que seguiram o seu próprio sexto sentido.

“Los amo con todo mi corazon”.

Lúcia Vieira

membro da International Networkers Team, Practitioner em PNL

 

Existem pessoas especiais…

Pessoas que brilham, delicadamente mesmo no escuro ou no silêncio. Encantam pelo conhecimento, pela partilha e verdadeira preocupação.

Existem pessoas que não precisam de lantejoulas, nem de purpurinas, nem tão pouco de luz…

São estrelas em céu nublado e farol em cais tempestuoso!
O Zé Figueira é uma dessas pessoas!

Com quem eu tive o privilégio de aprender muito.

Eunice Pinto

Professora, Master Practitioner e Trainer em PNL

 

Uma ação mais eficaz, inspirada e de maior alcance:

“O que está por trás do comportamento? Que ferramentas usar para lidar com esses comportamentos? Como tirar partido da diversidade de situações da vida?

Para estas e outras questões, o José Figueira, através dos seus cursos, vai-nos conduzindo para que consigamos sentir, ver e compreender a aplicação das técnicas e as respetivas respostas.

Os meus projetos de performance e motivação de equipas beneficiaram grandemente com os seus ensinamentos, permitindo uma ação mais eficaz, mais inspirada e com maior alcance. Obrigado José Figueira”.

Rui Antunes

Performance e Mobilização de Equipas

 

Tive a feliz ideia de me inscrever no practitioner de verão do José Figueira.

Foram as minhas férias mais proveitosas.

Um grupo de pessoas muito interessante e divertido, um ambiente de disponibilidade e abertura que nos faz mesmo sentir em casa e um novo horizonte que o José desfralda diante de nós.

Recordo, vividamente, entre outras coisas, frases das paredes, a emoção do início do dia, acontecimentos divertidos que se proporcionaram e várias metáforas.

Pessoalmente, achei-o mágico!

Estou grato ao José, pelo seu empenho e coragem na criação destes momentos, catalisadores de verdadeiras mudanças estruturais em nossas vidas.

É um percurso de vida… destilado e oferecido para nosso maior proveito, mas que alcança tão mais além!

Jorge Leandro

Advogado e Practitioner em PNL

 

Era uma vez… uma licença sem vencimento de seis meses para parar, descansar e renovar. Tinha ouvido falar da programação neurolinguística quando fiz a pós graduação em hipnose clínica. Falou-se de “submodalidades”, um contributo da PNL dizia-se (mudar o tamanho, a distância, a cor das representações internas). Interessante! Havia que investigar mais o tema e aí começou a pesquisa.

O doutor “Google” facilita-nos a vida e “PNL” abre uma janela de possibilidades. Numa das pesquisas descobri a PNL Portugal e gostei do que li. Voltei a ver e voltei a gostar… havia uma excelente interligação entre os diferentes temas e “a caminho do cerne”… tocava-me.

Como na altura havia disponibilidade de me inscrever para o “Practionner”, curso por onde teria de começar a caminhada, noutro centro em condições que me agradavam, assim o fiz. As emoções foram muitas. Passar do “efeito” à “causa” foi uma tomada de consciência muito forte. Não queria ficar por ali, queria mais, o caminho entusiasmava-me.

O passo seguinte seria o “Master“. Desde sempre, quando quero mesmo ir ao fundo das questões, gosto de ver e sentir diferentes abordagens do mesmo tema (meta programas e valores determinam as nossas escolhas ….). Aí a PNL-Portugal seria a opção. Não me tinha esquecido do que tinha lido e que me tinha tocado: a abordagem de diferentes temas de forma profunda bem interligados, a caminho do cerne. Queria aprender com esse José Figueira que escrevia aqueles artigos.

Assim começou o “Master“. Tal como no “Practionner” as mexidas internas foram muitas. Isto de ir ao inconsciente tem que se lhe diga. Há momentos que marcam e nunca me esquecerei de uma viagem ao passado que fiz com o José. Terminou o “Master“. Havia ainda um nível o “Trainer“. Veio de dentro. As coisas são como são…

Maria do Castelo Romeiras

Médica especialista em Imunohematologia;  Trainer em PNL

 

Tive que me perder para me encontrar

Com curiosidade em 2011, comecei por fazer o formação de 2 dias de Introdução à PNL com o José Figueira (o Mestre), ainda meio desconfiado sobre o que era isto da PNL mas como estava num processo de esgotamento da formula que me tinha levado ao sucesso no trabalho devido à questão que não encontrava significado no que fazia.

Esta consciência iria orientar as minhas escolhas nos próximos anos e sentir-me mais realizado, onde tinha que me encontrar e não continuar a sentir-me desencontrado e insatisfeito. Tive a necessidade de me perceber, procurar respostas e porque deveria ocorrer certas mudanças e tomar opções de fundo.

Naturalmente que o José Figueira teve parte preponderante neste processo pessoal, uma vez que escolhi fazer com ele o Practicioner, depois o Master e finalmente o Trainers Training em Programação Neurolinguistica, onde me fui descobrindo durante 3 anos quanto a este novo horizonte e neste processo posso afirmar que tive que me perder para me encontrar e naturalmente que a frase “a confusão é o inicio de uma nova realidade”, aplica-se perfeitamente a mim.

Por isso investi então num processo de descoberta pessoal, num ambiente de total sigilo, com o intuito de me descobrir e cuidar, ou seja desenvolvimento pessoal. Com base no meu investimento pessoal, questões como quem sou eu, para onde vou e como me quero ver daqui a 10 anos, cheguei  à seguinte conclusão:  “Eu feliz, com pessoas que ajudo, para que elas encontrem soluções e se aproximem cada vez mais da sua essência”. Por isso a minha Missão é  Apoiar Lideres, ao Potenciar e Encorajar vidas e organizações. Para quem quer liderar a sua vida!

Agradeço ao José Figueira pela sua Competência e Missão na vida e ter a vertente da preocupação quanto ao Desenvolvimento Pessoal na vida das pessoas e aplicando os padrões mais altos de qualidade em tudo o que faz. Da qual experimentei e sou Testemunha!

Sérgio Freitas

Executive Coach, Formação em Gestão de Pessoas e Consultor Estratégico,  Trainer de PNL

 

Reencontrei o meu verdadeiro “EU”

Mestre, tens a humildade dos grandes Homens.

O respeito que demonstras pelo outro, o ambiente que crias fazendo-nos sentir em família…

A tua grande sabedoria transmitida a partir do cerne foram fatores facilitadores da minha caminhada.

Hoje, sim, sou uma mulher de sucesso. Reencontrei o meu verdadeiro “EU”, aquele que traí quando deixei moldar-me pela Sociedade.

Mestre José Figueira MUITO OBRIGADA por teres sido o Coach do meu Despertar.

Telma Mendes

Bancária, coach e Master Practitioner em PNL

 

A viagem

Obrigado por me acolheres na tua viagem.

Apaixonei-me pelo cheiro do mar salgado quando me levaste a visitar a costa da Esperança. Uma costa rochosa, onde o mar bate envaidecido para mostrar os seus brilhos e reflexos em direção aos raios de sol e do luar. É o mar Amor que se enrola na costa e com gemidos graves fala-nos sobre a generosidade do Aqui e Agora.

Uaaauu…. Obrigado por me fazeres descobrir como é experimentar a coragem desta vivência!

“Ahn? A sério? Posso? Posso mesmo?”. Obrigado por ensinares a conduzir…

Agora conduzo eu e continuo a ir visitar aquela costa e o mar. Umas vezes sozinho, outras vezes para mostrar aquela bela paisagem aos corajosos que se aproximam.

José, parabéns pela tua viagem e pelas dicas que tens dado ao mundo na interpretação dos mapas das nossas viagens. Obrigado pela partilha.

Nelson Lancha

Engenheiro informático, Channel Manager,Master Practitioner em PNL

 

Explorar o interior dos espaços

É extraordinariamente difícil de transmitir a profundidade da influência que teve na minha vida conhecer o José e através dele a PNL. Quem sou com os outros e comigo mesma foi modificado para sempre de uma forma positiva e enriquecedora.

Desde o início da minha viagem pelo mundo da PNL que tomei consciência que as minhas reações ao que acontece no meu mundo são minhas e logo consciente e inconscientemente controladas por mim. Conheço o sentimento de aceitar as minhas limitações e de experienciar a sua transcendência. Da minha capacidade de magia e da sanidade contida nela.

Enquanto guia nesta viagem o José ajuda-nos a ver onde estão as nossas portas e dá-nos a confiança de explorar o interior dos espaços por elas delineados, sejam salas, sejam universos desconhecidos. Mas ainda mais admiravelmente, no momento de incerteza e de insegurança que precede a decisão de aceitar o conhecimento contido nesse espaço o José retira-se. A liberdade e a autodeterminação e a autoconfiança de darmos os nossos passos e atingirmos sozinhos os nossos objetivos torna-se, a longo termo, ainda mais valiosa e enriquecedora do que o conhecimento ele próprio. Ganhamos a segurança de saber que ele está lá como uma escada de emergência, mas apenas se nós precisarmos. Ele tem o dom inestimável de saber limitar de forma consciente todo o seu protagonismo.

O José enquanto formador de PNL é como a luz nos sonhos, está lá e ajuda-nos a ver, mas é difícil descrever de onde vem e como é que funciona. E isso faz parte da integridade dele e da força transformadora do trabalho que ele desenvolve.

Ofélia Pinto de Carvalho
Investigadora científica, tem trabalhado na University of Cambridge, UCLA (Los Angeles), Laboratório Cold Spring Harbor e Faculdade de Medicina do Porto

 

José Figueira não é somente um grande trainer. No campo do crescimento e desenvolvimento pessoal ele é também uma pessoa que contribui para o seu desenvolvimento.

A sua paixão pelas pessoas e pela sociedade impulsionam-no para grandes alturas.

No livro “Descobrir a PNL” ele conduz-nos para níveis mais profundos da nossa personalidade onde se jogam os aspetos da identidade e da espiritualidade.

O José eleva o ensino da PNL para além da aprendizagem de competências. Ele é uma garantia para transformação de dentro para fora, para uma transformação a partir do cerne.

René Kuiper

Master trainer NLP, responsável pela formação em PNL no NTI NLP (Instituto de Treinos de PNL, Holanda)

 

Uma sede insaciável por aprender mais

Considero a Programação Neurolinguística como um dos mais valiosos modelos de comunicação, aprendizagem e mudanças de comportamento acessível a leigos, que possui métodos de grande profundidade para profissionais da área de comportamento, saúde e comunicação.

A PNL é um modelo construtivista de intervenção extremamente poderoso, embora tenha adquirido uma fama suspeita em vários países devido ao exercício de indivíduos indevidamente preparados para exercê-la ou ensiná-la. Atualmente, além de ser um conhecimento muito útil para qualquer profissional da área de educação, comunicação, comportamento, serve especialmente para criar um ambiente de aprendizado, no qual, as diferenças individuais sejam acolhidas, partindo-se do pressuposto que todos fazem sempre o melhor que podem!

A PNL também oferece vários “instrumentos” de intervenção terapêutica que podem ser utilizados para lidar com alguns tipos de tensões emocionais, inibições e bloqueios, além de despertar em seus praticantes para uma postura mais experimental de observação e ação, em lugar de levá-los a elaborar teorizações ou interpretações exageradas.

Para o indivíduo, um dos maiores legados da PNL é que esse modelo possui um profundo apelo de validação da experiência individual. Isso, em geral, afrouxa a culpa que nossa cultura tanto insiste em depositar em cada um, talvez com a finalidade de igualar a todos na forma de ser e de agir. Ao responsabilizar o indivíduo pelo seu desenvolvimento, aprendizado e mudança de comportamento depois de aparelhá-lo adequadamente para assumi-los, em geral, a PNL contribui para o despertar de uma sede insaciável por aprender mais.

É com grande satisfação que recebo a notícia de que o José Figueira lança o seu segundo livro sobre PNL escrito diretamente em língua portuguesa. Existem muito poucos bons livros sobre o assunto que não sejam traduções de autores de língua inglesa ou alemã. Assim, o espírito empreendedor e inovador de José Figueira nos presenteia com mais uma obra digna de nota por sua abrangência e criatividade em apresentar conhecimentos já reconhecidos como consistentes de uma forma própria para falantes de português.

Como treinador, autor e editor de livros nesta área no Brasil, sinto grande orgulho de escrever esta apresentação do profissional decano mais experiente em PNL da pátria mãe Portugal, que revelou tantos potenciais da pátria filha, Brasil.

Walther Hermann Kerth

Trainer, autor e diretor do Instituto de Desenvolvimento do Potencial Humano        

Campinas – SÃO PAULO

 

A PNL desenvolveu-se a partir da mais moderna psico-moda do começo dos anos 80 até uma largamente difundida e aprofundada tecnologia psicológica. Por isso continuam a crescer novos ramos à sua árvore e constantemente são adicionadas novas páginas ao livro da PNL.

Quem alguma vez partiu do princípio que o espólio de pensamento da PNL se limitaria unicamente a ‘feel good & be successful’, enganou-se redondamente. Porque, de forma natural e automática, ascendem à superfície os níveis mais profundos da alma quando são postos em prática os fundamentos da PNL. As pessoas criam o seu próprio modelo de mundo e do que são capazes, em que acreditam e no que nelas está armazenado. Assim se desloca naturalmente a atenção da PNL do comportamento para o nível das crenças, identidade e espiritualidade.

Neste livro José Figueira mostra isso muito claramente. No fim dos anos noventa, José Figueira foi o primeiro a realizar cursos oficiais certificados de PNL em Portugal. Agora, ele faz com que Portugal seja um país onde a PNL, ela mesma, se desenvolve no que respeita conteúdo – é o que nos revela este livro.

Numa altura em que a maioria das pessoas obtêm informações através da televisão ou da internet e em que a maioria dos pnlianos preferem sentarem-se a consumir de tudo num workshop, parece que a forma literária se tornou supérflua. Na TV tudo deve ser dividido em pedaços de 30 segundos e a Internet é uma selva, onde se podem encontrar tesouros mas também coisas roubadas e onde se pode ser enganado. Um livro é a voz de uma pessoa e você sabe de quem. Esta pessoa fala consigo no ritmo mais adequado para si. Um livro como este nunca chega ao fim. Não precisa fazer login e pode pensar sobre cada frase até ter a certeza sobre aquilo em que quer acreditar ou não.

É por isso que é tão bom que ainda haja pessoas como o José Figueira que se dão ao trabalho de escrever um livro como este.

Lucas Derks

Psicólogo social, criador do Panorama Social, autor internacional de diversos livros e artigos de PN, criador e investigador do ILMSR (International Laboratory for Mental Space Research)

 

O curso de iniciação à PNL fez-me aprender, viajar e sentir até muito fundo nas minhas memórias.
De alguma maneira houve um processo que se desencadeou no sentido de ser mais EU.
Sendo mais EU, relaciono-me melhor, trabalho melhor e sinto-me melhor.
Foram muito úteis, tanto a teoria como os exercícios. Obrigada por este “work in progress”.
O ambiente familiar da casa e dos anfitriões é propiciador a este “descascar da cebola”.

Teresa Monteiro Ramos

 

Adquiri muito conhecimento sobre mim próprio que nunca anteriormente tinha questionado e abri assim algumas portas para rentabilizar ou modificar algumas caraterísticas.
Foi bastante produtivo para dois dias.

João Carlos Rodrigues

 

Nos primeiros dias de Agosto um grupo de desconhecidos encontrou-se,
em Carcavelos frente ao mar, para aprender algo sobre PNL, e
embarcamos num navio a que chamamos LIBERDADE.
O navio naufragou, e mergulhamos no mar mais profundo de nós próprios.
Então construimos uma jangada, e de mãos dadas com Mindfulness,
voltamos no final da viagem à areia da praia.
Hoje, sem o navio ou a jangada, estamos unidos em liberdade … o sol,
a areia, a vida brilham com mais intensidade.

Um obrigado muito especial ao capitão desta fabulosa viagem, rumo ao Master …
M. João

 

Nada na vida acontece por acaso. E também não foi por acaso que decidi participar na apresentação sobre a programação neurolinguística e conhecer o José Figueira. Entrei cheia de dúvidas mas sai com uma convicção muito importante: A vida faz muito mais sentido se eu for feliz!

Tânia R

 

Obrigado a todos os que contribuiram para eu aprender, para tomar consciência de algo novo. Obrigado também à noite em que não dormi, mas aprendi, foi uma noite ganha.
Muitas das vezes ficava (fico, não sei se fico se ficava), preocupado como ia ficar na fotografia, ou seja ao fazer isto ou aquilo, o que é que as pessoas iam achar, daí, adoptava procedimentos socialmente correctos e fazia aquilo que eu achava que esperavam de mim, que me “ficariam” bem, para ficar confortável comigo.


Daí descobri, que o importante é a autenticidade, a genuinidade e isso até pode fazer com que eu fique menos bem na foto, mas a vida é mais do que momentos Kodak e, sendo eu próprio, certamente que ficarei muito mais feliz com tudo o que me rodeia.
Descobri, que somos todos grandes diamantes, lindos filhos de Deus e, tal como uma amiga minha, que é uma mulher linda e todos os dias carrega montes de base na sua bela pele, pomos base, laca, tintas no diamante que cada um de nós é, na esperança de que fique mais bonitinho, melhor na fotografia.


A partir de hoje, prometo que vou ser apenas e simplesmente eu.
Tudo farei para limpar e mimar o meu diamante.

Paulo F. 

 

Estava com receio que este curso fosse mais um… Mas afinal resultou ser ÚNICO! Se todos nós temos um dom é indiscutìvel que o professor José Figueira tem o dom de nos fazer viajar pelo complexo mundo que somos nós próprios e quando voltamos á realidade olhamos para a vida com olhos de um recém-nascido. Foram dois dias de intensas emoçóes e de um enriquecimento sem par. É muito mais do que um curso, é uma experiência a não perder

Margarita Holstein

 

Perguntei ao meu inconsciente se aceitaria falar comigo sobre o curso de PNL. Pareceu ter ficado agradado com a proposta.
– Finalmente resolveste aprender a minha linguagem – disse ele – depois de tantos anos a aproveitares-te dos meus recursos e das minhas estratégias sem nunca te interessares suficientemente por mim.
Tentei justificar-me, o trabalho, a família, os amigos…
– Ainda bem que falas de amigos – interrompeu-me ele – porque agora já sabes como reconhecer os teus verdadeiros amigos.
A conversa estava a ficar realmente interessante:
– Já há muito tempo que penso nisso.
– É esse o teu mal, pensar.
A partir de hoje não percas tempo e pergunta-me directamente, porque a resposta é muito fácil: teus amigos são aqueles que estão dispostos a aceitar-te a ti e a mim. Podem ser simpáticos ou não, estarem perto ou longe, podes vê-los todos os dias ou apenas uma vez na vida, porque nada disso é importante. Olha, vem comigo, vamos fazer uma viagem no tempo. Vais ver como tudo se torna mais claro.
Aceitei subir com ele, num balão de vento, e quando já estávamos razoavelmente alto, olhei para a minha vida. Procurei os meus amigos e encontrei grandes amizades e muitas outras pessoas que não me diziam nada. E sem que me desse conta da passagem do tempo, vi-me aqui nesta sala, ao final do dia, despedindo-me do meu professor José Figueira e dos meus companheiros.
– Inconsciente, por favor, leva-me mais para cima, que estou com vontade de chorar.
Mas logo depois, apesar das lágrimas a correrem pela face, disse-lhe aflita:
– Não, espera, eles estão quase a ir-se embora e ainda não sabem o teu nome. Como é que depois nos poderão encontrar? Inconsciente diz-me, como queres ser chamado?
E o inconsciente respondeu:
– Coração.

Até sempre.
Teresa M.F

 

Um mês após Apúlia ( ainda falta 3 dias, mas…) e depois da poeira acentar e do balanço feito que é como quem diz depois do turbilhão de emoções acalmar…..( um bocadinho!!!!) a unica palavra que me continua a ocorrer é: OBRIGADO!!!!!!
e este OBRIGADO é para todos com os quais tive o privilégio e o prazer de partilhar aqueles 18 dias FANTÁSTICOS!!!!!!!
OBRIGADO por tudo o que me ensinaram, mostraram e deram…. todos tão diferentes…..tão ESPECIAIS….definitivamente muito ESPECIAIS!!!!!! vejo-os e sinto-os como sendo partes de mim….o que é muito bom!!!!!
porque para além de serem umas partes fantásticas, mostraram-me que é possivel viverem todas em paz e harmonia!!!!! (pelo menos durante um tempo e porque também não vieram as outras….)
OBRIGADO AO MESTRE!!!! todo o seu empenho, dedicação e profissionalismo mostraram-me que afinal a PNL também pode ter alma…..para não falar no enorme coração que não se vê mas que se sente….muito!!!!! OBRIGADO!!!! JOSÉ FIGUEIRA…..FENOMENAL!!!!!!
OBRIGADO!!!! ISA por me teres convencido a ir!!! (estou-te eternamente grata!!!)
OBRIGADO!!!! a mim própria por me ter permitido viver tão intensamente esta expriência….UNICA….INESQUECIVEL…TRANSFORMADORA!!!!! tudo o que trouxe deste curso é algo valiosissimo…a minha super ÂNCORA!!!
– O que posso acrescentar acerca da PNL? – É muito BOM e RECOMENDA-SE!!!!! ( com o José é melhor ainda!!!!!!?)

abraços daqueles…..muito apertadinhos!!!!
Isabel M.

 

ÁGUA… a origem da vida na Terra… liga este pequenina
ESTRELA, aqui pertinho… ao HORIZONTE, lá longe…
Esta infinidade do MAR…
acompanhou-nos durante todo este fantástico curso de Practitioner!
APÚLIA… onde minuto a minuto descobrimos inúmeros MILAGRES que nos rodeiam dia-a-dia
JOSÉ FIGUEIRA… o nosso querido Mago-Mestre, criador dum grupinho de aprendizes de feiticeiro…
Todos nós, estrelas do mar, estrelas da terra, estrelas do céu…
todos nós descobrimos a nossa estrela interior, cintilante, brilhante e colorida, descobrimos um Universo interior, um Universo exterior…
descobrimos o nosso Microcosmos e o nosso Macrocosmos
– Afinal, qual é a diferença??
… a diferença está no YESSSSSS!!!

Do fundo do meu coração, obrigada a todos por este tempo de profunda transformação e descoberta, dentro de um círculo cheio de carinho e boa disposição.
Cristina F

 

As recordações deste Practitioner na Apúlia em Abril de 2007 são imensas e intensas!
Foi uma experiência inesquecível!
O tesouro valioso (Arte e Ciência da PNL) que desde então adquirimos tornou-se um companheiro para a vida e ele estará sempre ao nosso dispor para o que der e vier nas nossas viagens pela vida.
Podemos aplicar todos os seus encantos sempre que desejarmos!
Um curso em si não faz milagres mas sim o mestre que transmite os seus ensinamentos. Por esse motivo estou eternamente grata ao nosso grande Mestre José Figueira pelo seu profissionalismo, empenho, dinâmica, entusiasmo, disponibilidade, carinho, sensibilidade e amizade!
E aos meus caros colegas…ahahahah…… nós somos um “grupo do caraças”!
Sem margem de dúvida todos vocês contribuíram para que este curso se tornasse ainda mais interessante, dinâmico, marcante e também bastante divertido!
O que seria se não tivéssemos por lá a nossa “montanha russa”, o nosso homem de carreira que decidiu abrir o seu coração, a “preguiçosa que sempre se ERGUIA”, a menina que de tanta “irritação” no inverno até poupa eletricidade por poder dispensar o aquecedor, a menina de “cor de rosa”, a menina do Porto que tanto se dedicou ao grupo e o menino que na última noite partiu a cabeça ao seu galo!

BEIJOS E ABRAÇOS PNL ´ IANOS PARA TODOS!
Manuela P.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.