Técnicas de PNL no ensino

Praticamente todas as ferramentas da PNL podem ser directamente aplicadas no ensino. Já falei dos modelos linguísticos, nas estratégias de aprendizagem a partir dos sistemas sensoriais representacionais, das convicções e dos valores. Tenho falado muito, noutros textos, no rapport, uma ferramenta para a criação de empatia, essencial como ponto de partida na comunicação e imprescindível no ensino. Essencial é também conhecer os tipos psicológicos do aluno relacionados com a aprendizagem (os teóricos, os práticos, os aplicadores).

A auto-imagem do próprio professor e a sua representação mental da classe são factores determinantes na forma como o professor vive o grupo, o que vai determinar todo o seu comportamento perante o grupo (o que se estuda no Panorama Social).

Fundamental para ajudar pessoas a crescer de forma saudável, é ter em mente uma congruência de factores organizados de forma lógica baseados na conhecida metáfora do icebergue aplicada ao funcionamento do ser humano: qualquer conhecimento, qualidade, competência, aprendizagem, sustenta e é sustentada por crenças e valores, assim como as crenças e os valores sustentam e são sustentados pela sensação que as pessoas têm da sua própria identidade e do seu lugar no mundo e no cosmos.

O respeito pela pessoa e pelo mundo mental da criança, do aluno, do estudante, do outro ser humano, é central para o crescimento individual assim como para a criação de uma sociedade adulta.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *