Níveis formais de certificação em PNL

Muitas pessoas nos têm pedido esclarecimentos no que se refere aos níveis oficiais de certificação geralmente reconhecidos pelas Associações de PNL no mundo.

  • A certificação básica reconhecida é o Practitioner com uma duração presencial mínima de 130 horas sem contar com as pausas.
  • Segue-se o Master Practitioner também com igual duração mínima.
  • Com muito menos frequência encontramos o Post Master Practitioner com uma duração de 20 dias para o qual não há um programa pré definido e que exige uma aprovação especial por um organismo oficial de PNL.
  • Após o Master  segue-se o Trainer  com uma duração mais variável mas em geral também com o mínimo das 130 horas presenciais.
  • O escalão mais alto é o Master Trainer. Só este pode certificar novos Trainers. Há raríssimos cursos para Master Trainer no mundo. Os Master Trainers podem ser nomeados por Associações, Institutos reconhecidos, ou “Gurús” mundiais da PNL depois de realizados uns tantos critérios estabelecidos.

Na maioria das Associações a certificação como Trainer não dá automaticamente direito a que as pessoas com este título possam certificar outras pessoas. Para isso é necessário todo um processo de assistências, supervisão e treinos dados com um Trainer oficialmente reconhecido.

Encontra-se por vezes a classificação Master e Trainer que certamente pode causar alguma confusão em reação ao Master Trainer.

Quando alguém se intitula Master ou Trainer quer isto dizer que seguiu todo o processo oficial de certificação: é Practitioner , é Master ou é Trainer, pois para certificação num nível é estritamente necessário ser certificado no nível imediatamente anterior.

Espero ter tornado mais claro o trajeto oficial que me parece ser o mais aceite pela maioria das associações mundiais.

José Figueira

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *