PNL-Portugal como Instituto, reconhecidos pela NVNLP, pelo IN e pela ICI, obedece às normas exigidas por essas Associações no que respeita o curriculum dos diversos cursos oficiais.
Bem como da DGERT como entidade certificadora.
Linhas gerais
São exigidos critérios específicos de qualidade aos Institutos associados no que respeita tanto o currículo dos cursos como a forma didática como são dados. Só Institutos diretamente associados e reconhecidos podem colocar os logos nos seus certificados.
Estão em vigor os seguintes critérios gerais de qualidade:
Duração mínima
A duração mínima de um curso completo com certificação internacional é de 130 horas, por um período mínimo de 5 meses. Quer dizer, cada curso (Practitioner, Master Practitioner, ou Trainers Training) obedece ao critério do mínimo de 130 horas num mínimo de 5 meses.
Horas de contacto
Os cursos de PNL-Portugal ultrapassam largamente os mínimos critérios exigidos. Por cada nível (não contando aqui as pausas, o auto estudo, os grupos de trabalho, sessões eventuais de coaching individual ou em grupo, trabalhos de casa, estudo de disciplinas de apoio, etc.): Practitioner 150 horas, Master Practitiner 170 horas, Trainer 200 horas
Tamanho do grupo
O mínimo de cursistas por grupo é de 8 cursistas.
Auto reflexão
O cursista reflete e descreve num caderno o seu processo pessoal de desenvolvimento ou é assistido por um coach/mentor que acompanha e avalia o processo pessoal do cursista. O Trainer segue e lidera o processo.
Participação e ausência
Para ter direito a ser considerado apto para certificação, para além das condições acima denominadas, o cursista é obrigado a uma participação de um mínimo de 80% de horas de contacto. Só desde que a ausência seja absolutamente provada ter como razão algo que está mesmo para além das possibilidades do cursista, é que o Trainer fará tudo para encontrar uma alternativa para que o cursista possa recuperar, cognitiva e experiencialmente, o que perdeu.
Certificação
Practitioner